Projeto de Arquitetura no Residencial Cidade Gaúcha

Descrição do Projeto

Quando este casal nos procurou para a reforma e ampliação de uma residência no município de Cidade Gaúcha, no Paraná, não imaginávamos que este projeto ganhasse ares tão modernos. Empresários no setor da indústria alcooleira, este casal já havia nos procurado no ano de 2004 para fazer o projeto de interiores de seu apartamento na cidade de Maringá, Paraná, assim vínculo com o nosso escritório havia sido bem estabelecido, ao ponto de render outros projetos. Para esta casa desenvolvemos além do projeto arquitetônico de ampliação, também o projeto de paisagismo e design de interiores.

Implantada em um terreno de 600m², esta residência foi ampliada em quase 150m² de área construída, acrescentando a fachada, parte da sala, cozinha, piscina e espaço gourmet com lavanderia. O casal desejava uma casa em que eles pudessem desfrutá-la por muitos anos. Pensando que futuramente os proprietários poderiam se tornarem idosos, a sua maior preocupação se fixou na acessibilidade, assim o projeto arquitetônico se deu em uma casa térrea com ambientes bem espaçosos, sala integrada à cozinha, áreas de circulação generosa e banheiros maiores, sendo o da suíte projetado em termos de metragem para se adaptar às necessidades de um cadeirante. Outra exigência curiosa da cliente, por sua espiritualidade,  ficou por conta da entrada principal de acesso à casa, ela desejava que ficasse voltada para o nascer do sol, em vidro, para que o sol pudesse saudá-los todas as manhãs.

O projeto arquitetônico começou com o estudo do layout (a disposição dos móveis em planta) trazendo duas opções de distribuição dos ambientes, optando pelo tradicional fechamento em alvenaria. Uma das opções apresentava a cozinha isolada das salas de jantar e estar, que de acordo com os estudos apresentados em planta, comprometeu a otimização dos espaços, em virtude disto os clientes optaram pela opção da cozinha integrada à sala de jantar e esta última à sala de estar, proporcionando um layout mais moderno e especialmente mais funcional. Este ambiente se tornou um dos preferidos do casal, com uma cozinha atualizada, de bancadas de silestone, design de linhas retas que também ditam a estética para o rebaixo de gesso.

Um dos pontos altos desta casa ficou por conta da área de lazer, com piscina com espelho d´água e cascata que está muito próxima a área gourmet, um local projetado para interagir com toda a família. A fachada segue uma tendência forte da arquitetura atual, sem telhados inclinados, de platibanda, com linhas retas na horizontal cortadas por elementos verticais revestidos em pedra de arenito rosa. A cor branco neve e os painéis em vidro esverdeados dão um bom contraste com os elementos verticais em pedra, em uma composição que brinca com texturas e cores quentes e frias.  Já o paisagismo segue uma proposta mais tropical, de espécies brasileiras, com muito verde e ainda com a ideia do orgânico trazendo novamente a pedra para o espaço externo. Um projeto que moderno, funcional e que trouxe muita satisfação aos clientes, que desfrutam do aconchego, privacidade e momentos de lazer preciosos em família.

 

 

Detalhes do Projeto

Cliente Lucio Flaubert
Referências Arquitetura, Paisagismo e Projeto de Interiores

Outros projetos do Escritorio de Arquitetura Adriana Lima

QUER CONVERSAR SOBRE UM PROJETO?

CONECTE CONOSCO ATRAVÉS DOS PRINCIPAIS MEIOS

(44) 3226-2608

(44) 99116-9189

}

Segunda à Sexta de 8:00 - 12:00 e 13:00 - 18:00

Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 6326, Sala 02 Centro Empresarial Torre Gêmea, Maringá-PR

adriana@adrianalima.arq.br

Confirmar

7 + 3 =