A arquitetura da América do Norte é uma das melhores do mundo. Além de exportar talentos e tendências, as criações produzidas nos Estados Unidos e no Canadá transmitem muito da atmosfera plural da região, que recebe gente de todas as partes do mundo, todos os dias.

Por isso, preparei uma seleção de destinos para quem gosta de arquitetura, tanto nos Estados Unidos como no Canadá. São construções poderosas e complexas, que merecem ser revisitadas sempre.

 

Destinos para quem gosta de arquitetura nos Estados Unidos

 

A arquitetura dos Estados Unidos vive um ótimo momento de efervescência criativa. Por ser um país tão globalizado, a mistura de culturas torna cada construção única e cheia de significados. Acompanhe minha seleção:

 

  • Los Angeles

Os mais conhecidos destinos para quem gosta de arquitetura em Los Angeles estão relacionados à atmosfera glamourosa da cidade, cheia de ricos e famosos. Mas também há arte e arquitetura além da calçada da fama e do famoso letreiro de Hollywood.

 

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Union Station, conhecida como “a última das grandes estações de trem do mundo”. Passear pelo local é apreciar, ao mesmo tempo, o melhor da art déco e da arquitetura espanhola do início do século XX.

Art deco los angeles

Se você gosta de arquitetura clássica, também precisa conhecer a Our Lady of the Angels Cathedral (ou Catedral Nossa Senhora dos Anjos, em português). Localizada no final da Temple Street, é uma obra projetada pelo arquiteto espanhol José Rafael Moneo Vallés e inaugurada em 1994.

Diferentemente de outras Catedrais ao redor do mundo, a construção se sobressai por valorizar a entrada de luz natural (referindo-se à luz que o nascimento de Jesus representa para o catolicismo). Por dentro, a Catedral chama a atenção pela ausência de elementos já conhecidos de outras igrejas, como figuras, vitrais e pinturas do estilo barroco e renascentista, adotando um estilo mais minimalista e clean.

Our Lady of the Angels Cathedral

O relevo de Los Angeles dificulta os passeios a pé. Pense nisso ao planejar seus roteiros!

 

  • Miami

A arquitetura de Miami chama atenção pelo contraste entre o antigo e o contemporâneo. Sempre conhecida pelas praias de Miami Beach e pelos excelentes shoppings, a cidade promete mais e está se transformando em um refinado centro cultural, reunindo alguns dos melhores arquitetos e designers do mundo.

O mercado imobiliário em Miami nunca esteve tão em alta, e isso é um prato cheio para quem gosta de arquitetura. As obras privilegiam materiais como o vidro, o aço e o mármore, que se adequam perfeitamente à paisagem natural marcante da região. O resultado é um show de cores e imagens que inspira não apenas as novidades da arquitetura, mas todas as obras turísticas da cidade (inclusive as residências de Miami, tanto dos habitantes da cidade quanto das casas para aluguel voltadas ao turismo).

Miami

Por tudo isso, a cidade é muito melhor aproveitada em passeios de carro.

 

  • Boston

Agora, se você vai além e gosta de arquitetura e urbanismo, Boston é uma grande escolha. A cidade é uma das mais ecléticas dos Estados Unidos e carrega diversos estilos arquitetônicos, todos convivendo em harmonia. Essa variedade é reflexo da presença de duas das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo: a Universidade de Harvard e o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Por ser um centro de educação global, Boston atrai os olhares de grandes arquitetos. É comum encontrar edifícios contemporâneos, como o Rayand Maria Stata Center (projetado por Frank Gehry), convivendo em harmonia visual com construções de inspiração brutalista, caso da Prefeitura de Boston.

ray and maria stata center lateral

ray and maria state center frente

A proximidade com Nova York é outro atrativo em Boston. Apenas 30 minutos de carro separam as duas cidades, que se aproximam e se distanciam em vários aspectos.

 

  • Orlando, Flórida

Conhecida como a cidade de Mickey Mouse, Orlando possui outros atrativos que merecem a sua atenção além da Disney. Os shopping de Orlando são uma atração à parte, e vão encantar até que não gosta muito de fazer compras.

Um dos principais é o shopping Mall at Millenia, que traz possibilidades completas de passeio, com lojas para todos os públicos e, principalmente, bolsos. A arquitetura do local é luxuosa e mistura natureza e tecnologia, com elementos naturais interagindo com luzes, painéis de LED e fontes.

 Mall at Millenia

Orlando é um dos destinos preferidos dos brasileiros nos Estados Unidos. Por isso, a expertise de agentes de viagem para o destino é grande. Aproveite para tirar todas as dúvidas, uma vez que estes profissionais já conhecem nossas principais dúvidas e necessidades.

 

Destinos para quem gosta de arquitetura no Canadá

 

Diferente, mas não menos interessante, a arquitetura do Canadá é considerada mais clássica e menos urbana se comparada a dos Estados Unidos. Isso torna os ambientes mais acolhedores e reflete uma das principais características do país, sempre tão receptivo com quem vem de fora. Conheça os meus preferidos:

 

  • Toronto

O melhor da arquitetura de Toronto está em construções tradicionais da cidade como a Nathan Phillips Square, praça central da capital canadense, famosa pela pista de patinação no gelo ao ar livre que é instalada durante o inverno.

A Nathan Phillips Square é próxima do Toronto City Hall, prédio onde fica a Prefeitura de Toronto, no centro financeiro da cidade. Inaugurada nos anos 1960, o prédio veio substituir o Old City Hall, uma típica construção do século 19. Elegante e clássico, a obra traz inspirações da arquitetura inglesa e medieval.

toronto city hall

Há ainda o St. Lawrence Market, principal mercado da cidade. Dividido em duas torres (norte e sul), o lugar tem inspiração rústica, com tijolinhos à mostra. Dentro do mercado há diversas atrações e você pode conhecer desde o melhor da gastronomia do Canadá até exposições de arte, tudo de graça.

st lawrence market

Para aproveitar melhor a região, considere o aluguel de carros em Toronto. Muito do charme da cidade está em vivenciar o cotidiano dos habitantes de Toronto, então nada melhor do que passear tranquilamente por lá, observando e se apaixonando por tudo.

 

  • Cidade de Quebec

O ar urbano e internacional de Toronto se opõe ao charme francês da Cidade de Quebec, capital da província de mesmo nome. É um dos melhores destinos para quem gosta de arquitetura no Canadá, pois mistura referências inglesas e francesas com estilo e inovação. Nascida às margens do rio Saint-Laurent, a Cidade de Quebec é um lugar de ruas estreitas e casas com telhados franceses.

Dividida em dois por causa da geografia local, a Cidade de Quebec é dividida entre cidade alta e cidade baixa, assim como acontece em Salvador. Ter à disposição um carro alugado em Quebec facilita o passeio e evita o cansaço de transitar entre os relevos da região, repletos de castelos e construções de época, em uma cenário que parece saído de um filme francês antigo.

Estar de carro também possibilita explorar a região metropolitana da Cidade de Quebec, outro grande atrativo do local. Todos os distritos seguem misturando o inglês e o francês, em uma experiência única capaz de te transportar para outras épocas em segundos.

quebec

 

  • Montreal

A arquitetura de Montreal é um espetáculo à parte, cheia de construções icônicas. A cidade fica na província de Quebec mas, ao contrário da Cidade de Quebec, Montreal respira urbanismo e modernidade.

Algumas das construções da cidade são visitas obrigatórias. É o caso da Habitat 67, um conjunto de apartamentos residenciais construídos em blocos de cimento dispostos de forma irregular. Uma construção lúdica, que brinca com as formas e se apresenta de maneiras diferentes a cada ângulo de visualização.

O Habitat 67 foi construído para a Exposição Universal de 1967, evento que aconteceu em Montreal e de onde saíram diversas outras obras notáveis. A Biosfera é uma delas, obra do arquiteto Richard Fuller que abriga um museu sobre o meio ambiente.

habitat 67

Assim como nos outros destinos apresentados até aqui, a recomendação é que os passeios sejam feitos de carro. Estamos falando de cidades muito grandes e com muitas opções culturais. Para quem gosta de arquitetura, o aluguel de carros é uma solução prática e segura para se aproveitar tudo com economia de dinheiro e tempo.

Gostou das dicas? Continue no blog e compartilhe esse post com os amigos!