A nova era do design brasileiro. 

FOTOS: arquivo particular

A Feira High Design_ Home & Office Expo acontece no segundo semestre de todos os anos na cidade de São Paulo, e surgiu como uma extensão da tradicional Feira Casa Brasil, organizada pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves-RS, o maior pólo industrial do Brasil de móveis planejados. O evento se dá com a duração de três dias, no pavilhão do Expo Exhibition & Convention Center, na forma de feira, mostra, prêmio e congresso. Esta feira, que acontece em paralelo com o DW! São Paulo Design Weekend, tem como objetivo ser uma plataforma multimídia de negócios proporcionando aos mais de 15 mil visitantes novas experiências e contatos. Nesta edição, além do tradicional enfoque nos produtos que trazem soluções para projetos de arquitetura e de Interiores, a feira trouxe como tema a nova cara do design de mobiliário brasileiro, apresentando novos designers, arquitetos e empresas que tem compromisso em apresentar produtos modernos e conceituais.

Foto divulgação: Feira High Design

Em sua última edição de 2017, fui convidada pela Idélli Ambientes para o coquetel de lançamento oficial em seu estande na Feira High Design  do seu Catálogo Idélli de Produtos 2018, no qual tive a honra de participar com um  projeto do nosso escritório Adriana Lima Arquitetura & Interiores. O nosso espaço foi um dos escolhidos, entre outros do Brasil, para fazer parte deste catálogo, que trouxe as novas tendências de acabamento e design de interiores para o próximo ano representando a marca Idelli. O ambiente ilustrado no catálogo pelo nosso escritório foi a Lavanderia e Atelier de Costura (veja abaixo), em uma proposta que trouxe luxo e praticidade para um espaço que muitas vezes é priorizada apenas a funcionalidade em detrimento da estética nas casas e showrooms. Em breve vamos trazer outro post a respeito deste projeto, com mais informações e novidades deste espaço e da empresa. O estande da Idelli inovou ao apresentar o catálogo em imagens projetadas em um círculo que corou este estande de boas ideias.

ESTANDE IDÉLLI AMBIENTES E CATÁLOGO IDELLI 2018 AMBIENTE LAVANDERIA.

Como visitante da feira e profissional da área, vou apresentar aqui os estantes mais elaborados e os produtos com maior inovação que estiveram em exposição na edição de 2017 da Feira High Design_Home & Office Expo. Em meu passeio pela feira fiz alguns registros em imagens e vou repassar as melhores fotos e fazer comentários sob o olhar de uma arquiteta bem curiosa. Os estantes mais impactantes, também em geral representavam bem as marcas de altíssima qualidade, tecnologia e design impecáveis, aqui vou destacar os que tiveram maior representatividade. Abrimos este post com o estante (acima) que foi sensação na feira e estava logo na entrada do evento, com seu espaço lotado de convidados em meio à móveis planejados com texturas e cores que estarão presentes em nossos projetos durante o próximo ano. A Idélli Ambientes trouxe MDF melamínico na cor e textura de cimento queimado, laca brilhante e fosca na cor berinjela, uma forte tendência, e o tradicional preto fosco que é eterno e faz contraponto às cores trazendo sobriedade aos espaços. Em breve vou postar aqui no blog mais detalhes do meu projeto para o catálogo da Idelli Ambientes, assim como um pouco mais a respeito deste estande, com muitas novidades.

ESTANDE DA SOLLOS, ABAIXO OUTROS PRODUTOS DA EMPRESA (FOTOS DO SITE DA MARCA).

O mobiliário foi o ponto alto desta feira, com diversas representações de peso, as indústrias ditaram o design com inspiração no eterno modernismo brasileiro, elegendo a madeira como matéria prima principal. A Sollos (acima), uma empresa que a partir de 2004 resolveu investir em tecnologia de fabricação, qualidade e conceito em design, trouxe para essa edição uma coleção de mesas, cadeiras e poltronas assinadas por Jader Almeida cujo trabalho tem sido premiado e reconhecido internacionalmente, especialmente na Feira Internacional de Milão, na Itália. As peças possuem um desenho leve, que se apresentam em camadas, de linhas finas, fluídas com temas geométricos que se repetem em uma combinação de cores e texturas em seus materiais. Seu estande teve linhas horizontais, em painéis em madeira com destaque para o fundo do estande cuja cortina de vual e suave iluminação atrai o olhar para todo o espaço. Acima, outras imagens de showrooms da marca (fotos do site da própria empresa), apresentam novos produtos produzidos com design exclusivos do designer Jader Almeida, que segue a filosofia da empresa: integrar nossa cultura às referências internacionais com o uso racional da madeira, sem abrir mão de requisitos ecológicos, tecnologia com a inclusão de técnicas artesanais brasileiras.

ESTANDE MOORA MOBILIA BRASILEIRA

Outro representante ilustre na área moveleira foi a Moora Mobilia Brasileira, que surgiu do Grupo Artefama Móveis (desde 1945) idealizada pelo arquiteto e designer Angelo Duvoisin, trouxe um dos estantes de maior imponência na feira, até mesmo por seus produtos com ótimo acabamento e design e que fazem referências aos grandes nomes do design brasileiro da década de 50 e 60, como os arquitetos e designers Sérgio Rodrigues e o Zanine Caldas. A empresa Moora expôs poltronas, cadeiras, pufes e mesas assinadas por designers brasileiros conceituados no mercado atual como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Bernardo Senna, Marcelo Rosenbaum, Rejane Carvalho Leite, Leonardo Lattavo, Pedro Moog, Luciana Martins e Gerson de Oliveira, que estão sob a curadoria de Ana Yajima, profissional de grande experiência no Mercado de Luxo no Brasil.

MOORA MOBÍLIA BRASIELEIRA

Com o tema A nova Era do Design Brasileiro, a edição da Feira High Design trouxe uma forte influência dos mestres do mobiliário brasileiro que ocuparam a construção de Brasília e seus edifícios públicos nos anos 60 e 70. A fabricante Moora Mobilia Brasileira não poderia ser diferente, apresentou ao público peças limpas, com influências no passado, mas com novos materiais e madeiras sustentáveis. O Estante foi projetado para se tornar um pano de fundo para as peças que deveriam se destacar mais que a própria arquitetura, para tanto utilizou um painel em madeira tipo cedro negro, piso de laminado escuro e vigas de eucalipto que serviram de suporte para iluminação e a criação de efeito cenário. A madeira e o couro aparecem como a grande sensação de suas peças, mas também dão lugar à tecidos à base de algodão e linho, além de um apelo ecológico com a madeira certificada, aliás a madeira continua em alta e é destaque na maior parte dos estandes e mobiliários.

DESIGNER GUTO ÍNDIO DA COSTA NA FEIRA NA FOTO POR ARQ. ADRIANA LIMA

A minha segunda maior alegria na visita à Feira High Design 2017, depois de ter sido honrada com o lançamento do meu ambiente no catálogo Idélli Ambientes 2018, com certeza foi encontrar e fotografar o designer Guto Ìndio da Costa. Formado pela Design Industrial no Art Center College of Design, possui um olhar apurado e ideias de vanguarda. Acompanho o seu trabalho profissional há mais de 15 anos, desde o tempo em que fazia faculdade de arquitetura. Já o admirava por sua criatividade e técnica em trazer novas tecnologias em seus produtos, reconhecido internacionalmente e  premiado diversas vezes, também ganhou pontos extras ao se mostrar muito acessível e simpático durante este encontro, cercado por fotógrafos enquanto contemplava orgulhoso a sua nova coleção de cadeiras no estande da Empório das Cadeiras. Tanta simpatia, vai ganhar mais espaço em um futuro post que faço questão de destacar junto à nomes que admiro e fizeram história no design e mobiliário brasileiro, como Joaquim Tenrreiro, Arthur de Matos Casas entre outros, fiquem atentos.

Com uma proposta mais clean e sofisticada, a Empório das Cadeiras trouxe para o seu estande um design de linhas retas com painéis amadeirados e brancos, com estruturas de um pórtico na lateral que emoldura as peças em destaque de sua coleção. A proposta de desenho para o mobiliário desta empresa, segue a tendência da estrutura em  madeira, com design geométrico que tende ao minimalismo, ou o que seria também o modernismo brasileiro. Uma empresa com reconhecimento internacional, que acumula prêmios, graças à sua excelente qualidade, e além de possuir um time próprio de designers, também conta com a participação de convidados de prestígio internacional que assinam peças exclusivas, com nomes como: o estúdio Lattoog (Rio de Janeiro),  Eduardo Bortolai (São Paulo), Estevam Carvalhaes (São Paulo), Leo Romano, Fabricio Roncca, a dupla de sócios Niccolò Adolini (Roma)  Daniel Simonini (São Paulo) com escritórios em ambas as metrópoles. Em destaque, a designer paranaense Daniela Ferro reconhecida em importantes seleções de design como o iF Design Product Award, o Museu da Casa Brasileira, a Bienal Brasileira de Design e premiada pelo Salão Design Casa Brasil, com a cadeira Buriti, comercializada pela marca.

Um estande que se destacou por seu projeto diferenciado e ainda com ênfase na madeira maciça foi a Origin, uma empresa de Caxias do Sul-RS que desde a sua fundação em  2004 está focada na perfeita associação entre o design, a natureza e a sustentabilidade. A estrutura de pórticos em torção de seu estande, assinado pelo arquiteto e designer Henrique Steyer, valorizou o espaço utilizando cenas de luz, em uma celebração representativa da matéria prima básica da marca: a madeira tratada em diversos tons e texturas. O ambiente se caracterizou por seu clima informal, tipo lounge, cujo atendimento se deu com mesas baixas e uma ilha gourmet cenográfica.  A filosofia da Origin Ecologic é a prioridade na produção responsável e o uso da madeira certificada e materiais ecologicamente corretos aplicados às tecnologias inovadoras, como a que garante proteção contra fungos e bactérias em suas peças de utilidades domésticas. Sua postura sustentável alcançou prêmios como o iF Product Design Award em 2005; e o seu bom design com uma peça de utensílio para cozinha em madeira maciça trouxe um dos mais importantes prêmios concedidos à uma empresa deste segmento no Brasil, considerado o Oscar do Design mundial: o BDI e Deutsche Messe AG, criado pela Associação Federal da Indústria Alemã premiou a peça o Bowl para Marinar Origin, concebida pela designer Gértri Bodini, da DG+Design.

O design de iluminação também esteve presente na Feira Hign Design 2017. A Accord Iluminação criou um estande com facetas distintas que destacam iluminações verticais e horizontais originando luminárias de materiais alternativos como o bambu e a madeira em pendentes e luminárias de piso. Atuante desde 2005, a Accord Iluminação, inicialmente produzia móveis sob medidas, e após algum tempo começou a usar sua técnica de marcenaria para adaptar o uso da madeira com a luz, fato que a transformou em referência nacional na fabricação de luminárias decorativas com acabamento em madeira, com estilo e design contemporâneo. A marca está constantemente presente em mostras de decoração como: Mostra Casa Cor de diversos Estados da Federação, Mostra Abraccio, Mostra Espaço Época, Mostra Artefacto, Mostra Morar Mais Por Menos, Mostra Decora Lider, entre outras. Sendo referência também nos cenários de novelas das principais redes de televisão do Brasil.

ESTANDE LEONARDO BUENO (FOTO RICARDO KLEINE)

 

A madeira apareceu em peças decorativas e escultóricas, trazidas pelo designer e artista Leonardo Bueno (acima), seu ateliê multidisciplinar transita entre as esferas da arte e do design de móveis e objetos, desenvolvendo peças únicas em pequenas tiragens, com construção especialmente artesanal. O design de Leonardo surgiu com a ideia de romper com a arte inacessível, para viabilizar a produção de arte e promover o seu trabalho de linguagem própria que vai do rústico ao sofisticado, do transparente ao emblemático. A estrutura do seu estande tornou o espaço acessível, como uma galeria de arte livre, de maneira à expor suas peças de forma mais acessível e concentrada, com pano de fundo neutro em cinza escuro e destaque para o tapete de linhas orgânicas monocromático valoriza ainda mais as cores e os materiais de seus objetos. O ambiente faz com quê as peças de arte saltem aos olhos, tornando o espaço em uma perspectiva tridimensional. As peças artísticas de materiais naturais em formas orgânicas fazem contraste com o ferro e suas formas geométricas tridimensionais. Leonardo Bueno nasceu em Minas Gerais e tornou-se famoso como um multi criador e sua arte atingiu o mundo, com exposições na Maison Object – Paris, França. no Palais Schlick (Europasaal) – Viena, Áustria, no Consulado Honorário do Brasil – Bratislava, Eslováquia, na Galeria Ambiente – Praga, República Checa, no MAK Museum – Frankfurt, Alemanha.no Pulse – Londres, Reino Unido, entre outros. O seu sucesso se deu em virtude de seu design único, bem como sua personalidade, que valoriza e investe nas pessoas ao seu redor e desta relação com cada colaborador no Atelie se torna extremamente importante e muitas de suas obras recebem os nomes das pessoas que fazem parte do seu contexto profissional.

A proposta para feira foi além disso, foi trazer um pouco de arte para inspirar os projetos de interiores, transformando o pavilhão em um lugar que fomentava arte, ora em com exposições de esculturas e objetos de decoração, ora com peças pintadas ao vivo durante a feira como trouxe a Art na Van ou como bem apresentou os quadros de gravuras e fotografias da Casa Tendenza Galleria. Com uma proposta mais comercial, que já expõem em seu site coleções completas para serem acessadas por lojistas, ou para o consumidor final visualizar algumas peças e poder fazer a compra online. Embora as peças da Galleria estejam no site, não significa que não tenha originalidade, a produção dos quadros é artesanal e envolve desde a escolha das molduras e enquadramento das gravuras, tornando cada peça única. O estande em painéis de gesso acartonado tornou-se um elemento de estrutura arquitetural ideal, de linhas retas e contrastes de cores chamam a atenção para as peças em uma composição de cheio e vazio. Cores neutras como o clássico preto e branco e gravuras geométricas tornam as peças atrativas para qualquer ambiente.

Para falarmos de arte e design se faz necessário também honrar os nomes que lançam tendências e criam a nova cara para o mobiliário brasileiro, pensando nisso a feira inovou ao incorporar entre os seus estandes a Mostra do Prêmio Salão Design, a maior premiação de design de produto da América Latina. Aconteceu dentro deste grande evento também a cerimônia de premiação da 21ª edição do Prêmio Salão de Design, que na categoria profissionais foram premiados os bancos da Linha Ciranda do grupo Fix Design (São Paulo-SP.), a cadeira Pituki de Claudio Sibille (Montevideo–Uruguai), a peça Club do Estúdio Diário (Montevideo–Uruguai), objetos utilitários da Família Pi do Design de Alfio Lisi (Leme-SP), Cavalete Split da Design de Mara Louisa Köber (Vienna-Austria), o biombo V.AZ, da designer Andrea Bezerra de Carvalho Macruz Nolii (São Paulo-SP), a Base Trindade de Mauricio Nakane do Estúdio Oppa, o mobiliário da Skyfolding Collection, de Niccolò Adolini e Daniel Simonini, Adolini+Simonini (Londrina-PR) e a banco utilitário da Linha Canguru de Isabela Vecci – Vecci e Lansky Arquitetura (Carmo Do Cajuru-MG)

Mas nem só de arte vive a casa contemporânea… Na atualidade, falar de casa ou ambientes corporativos também é falar de tecnologia. E para representar bem este segmento a Feira High Design trouxe novidades em tecnologia por intermédio de grandes expositores como a Samsung, sempre um referencial em inovação trouxe uma nova categoria de TV´s com o sistema Q Style que além da perfeição da imagem em ultra-definição em led, trouxe um sistema que faz conexão com cabo óptico de 5m que elimina toda a fiação de aparelhos conectados à TV, além de acessórios com suportes que garantem maior mobilidade. A Elettromec com sua linha de eletrodomésticos de luxo, de alta tecnologia e design italiano, trouxe lançamentos como a coifa Sollevare, automatizada, retrátil e de sucção vertical, além da flexibilidade de layout de chamas à gás ou de indução com apenas uma boca. No mesmo segmento a Neolith, no estande da Movelco, surpreendeu ao apresentar uma bancada em pedra 100% natural com cooktop integrado, onde é possível preparar alimentos e após desligar o sistema de aquecimento, em poucos segundos a bancada já está resfriada. O sistema de aquecimento por indução oferece a vantagem estética ao dar unidade ao projeto de interiores e garante mais segurança contra acidentes domésticos.

A feira High Design também promoveu a interação entre o público e os grandes parceiros/expositores por intermédio de palestras e workshops, os Café Talks ou High Design Treds Talks (abaixo) sob o design autoral da feira, estavam por pelo menos dois espaços no evento, onde se tornavam locais de descontração e troca de experiências com café e mini talks com designers e profissionais convidados. Entre os principais palestrantes estão Ana Neute, Sérgio J. Matos, Jader Almeida, Fernando Prado, Guto Requena, Susana Bastos e Marcelo Alvarenga. O espaço contou com a curadoria de conteúdo da Revista Casa Vogue e apoio do Instituto Europeu de Design. Outro espaço presente na feira foi a kitchen Experience, um espaço destinado à discussões com especialistas de diversas áreas para falar sobre como a cozinha reflete mudanças importantes no cenário contemporâneo, com curadoria de conteúdo da Revista GIZ e KitchenLAB.

Para finalizar vou postar abaixo, em ordem alfabética, os nomes de todos os fornecedores e expositores (de altíssima qualidade) que fizeram parte desta edição 2017 da A Feira High Design_ Home & Office Expo, com ênfase dos expositores citados neste post. Para maiores informações, acesse o site oficial da feira ou entre em contato com os próprios expositores. Todas as informações aqui apresentadas foram retiradas do próprio site e blog da feira  ou do site dos expositores citados. Espero que este post tenha sido informativo e o tour virtual da feira sob a minha despretensiosa direção tenha lhe trazido novas informações e despertado a sua curiosidade, então aproveite para compartilhar em suas redes sociais e deixar um comentário, que eu terei o maior prazer em publicar. E aguardem os novos posts sobre o design do mobiliário brasileiro, mas por enquanto você pode confiram o nosso post Os Modernos são Eternos, com um pouco mais sobre a história do mobiliário moderno.

LISTA DE EXPOSITORES DA FEIRA HIGH DESIGN 2017

Feira High Design_ Home & Office Expo _ www.highdesignexpo.com

ACCORD ILUMINACAO (luminárias) www.accordiluminacao.com.br

ALBERFLEX (mobiliário) www.alberflex.com.br

ALESSANDRA DELGADO DESIGN (mobiliário) www.alessandradelgadodesign.com 

ALVARO WOLMER (mobiliário) www.alvarowolmer.com.br

ANA NEUTE POR ITENS (objetos) www.itenscollection.com

ARISTEU PIRES DESIGN (mobiliário) www.aristeupires.com.br

ART NA VAN GALERIA SOBRE RODAS (quadros artísticos) Instagran: art_na_van

ARTE NOVA (móveis) www.artenova.ind.br

ARZ DESIGN DE MOVEIS (design de móveis)  www.arzmoveis.com.br

ATR MOVEIS (móveis) www.atrmoveis.com.br

BELAUS (mobiliário) www.gironadesign.com.br

BLUM DO BRASIL (ferragens para marcenaria)  www.blum.com/br/pt

BM ESTÚDIO (mobiliário) www.bmestudio.com.br

BRANCO (papel de parede) www.brancopapeldeparede.com.br 

BRAVA FORMA (estofados de alto padrão) www.bravaforma.com.br

BRISA CASA (mobiliário) www.brisacasa.com

BY KAMY (tapetes) www.bykamy.com.br

CAROL GAY (mobiliário e luminárias) www.carolgay.com.br

CASA TENDENZA GALLERIA (quadros)  www.casatendenza.com.br

COLORMIX REVESTIMENTOS (revestimentos) www.colormix.com.br

COMPANHIA DAS FIBRAS (tapetes e estofados) www.ciadasfibras.com.br

CORTES E CORES (revestimentos recortados a laser)  www.cortesecores.com.br

CRUSH DESIGN (mobiliário) www.crushdesign.cc

DALMOBILE (móveis planejados) www.dalmobile.com.br

DANIELA FERRO POR MÓVEIS VOGUE (móveis) www.moveisvogue.com.br

DANIELA ZIEGLER (mobiliário) www.danielaziegler.com.br

DECORBOOK (revistas e livros de arquitetura e interiores) www.decorbook.com.br

DELINEAR (mobiliário) www.delinearmoveis.com.br

DIMLUX (luminárias) www.dimlux.com.br

DONAFLOR MOBILIA (mobiliário) www.donaflormobilia.com.br

DURATEX (painéis em madeira) www.duratex-madeira.com.br

EDITORA MONOLITO (revistas e livros de arquitetura e interiores) www.editoramonolito.com.br

EDITORA PINI (revistas de arquitetura e interiores)  www.loja.pini.com.br

ELEONORA HOSHINO (objetos decoração) www.eleonorahoshino.com.br

ELETTROMEC (eletrodomésticos) www.elettromec.com.br

ELISA ATHENIENSE HOME (estofados e objetos artesanais) www.elisaatheniense.com.br

EMDOISDESIGN (mobiliário) www.emdoisdesign.com.br

EMPÓRIO DAS CADEIRAS (mobiliário) www.emporiodascadeiras.com.br

ESPAÇO POESIA DAS MÃOS – A ARTE DA TECELAGEM MANUAL (móveis e decoração) www.ciadasfibras.com.br

ESTÚDIO KATIA E MORGANA MORAES (mobiliário) www.katiaemorganamoraes.com

ESTUDIOBOLA (mobiliário) www.estudiobola.com

FELLICIA (mobiliário e objetos de decoração) www.fellicia.com.br

GERMANIA (mobiliário e objetos de decoração) www.germania.com.br

GOLDEN ART (luminárias) www.golden-art.com.br

GRUPO ARTE NOVA (mobiliário) www.artenova.ind.br/index.php 

HA FATTO (estofados) www.hafatto.com.br 

HERMAN MILLER (mobiliário) www.hermanmiller.com.br

HOLARIA (luminárias e objetos de decoração) www.holaria.com.br

HOMMES MOBILIARIO (móveis) www.hommes.com.br

IDELLI AMBIENTES (móveis planejados) www.idelli.com.br

IED-SAO PAULO (Studio High Design) ied.edu.br/

INTERVENTO DESIGN (Studio High Design) www.interventodesign.com.br

KARSTEN DECOR (roupa de cama) www.karsten.com.br

LADY (revestimentos acústicos) www.ladytex.com.br

LECHLER DO BRASIL (tintas) www.lechler.eu

LEONARDO BUENO (mobiliário) www.leonardobueno.com

LIDER INTERIORES (móveis planejados) www.liderinteriores.com.br

LIVRO DESIGN (livros de arquitetura e design) Rua João Moura, 346, – Jd Paulista – São Paulo – SP

MARCELO BILAC E FABIANO RODRIGUES POR CAVILHA (móveis) uniquemoveis.com.br

MENINI NICOLA (mobiliário) www.menini-nicola.com

MESTRE ARTESÃO (mobiliário fibra) www.mestreartesao.com.br

MINIMAL (mobiliários) www.minimaldesign.com.br

MOLIO DESIGN (móveis e objetos) https://moliodesign.com

MOORA MOBILIA BRASILEIRA (mobiliário) www.moora.com.br

MOVELCO (móveis planejados) www.movelco.com.br

MULA PRETA (móveis o objetos) www.mulapreta.com

NEOLITH (móveis planejados)  www.alicante.com.br

NOOS (mobiliário)  www.noos.com.br

NOVIDÁRIO (mobiliário) www.novidario.com.br

OFFICE CONNECTION (encontro de empresários) officeconnection.com.br

ONLINE QUADROS (quadros personalizados) www.onlinequadros.com.br

ORIGIN BRAZIL (objetos e estrutura em madeira maciça) www.originbrazil.com

PAVANI MOBILIA (mobiliário) www.pavanimobilia.com.br

PIU MOBILE ESTOFADOS (estofados) www.piumobile.com.br

PLATAFORMA4 (mobiliário) www.plataforma4.com.br

POKT DESIGN + ARQUITETURA (móveis) www.pokt.com.br

PORMADE (portas) www.pormade.com.br

PRÊMIO SALÃO DESIGN (premiação de design) www.salaodesign.com.br/

QUEEN BOOKS (distribuidora de livros design) www.queenbooks.com.br

RAIZ DESIGN (mobiliário) http://gironadesign.com.br

REGINA ZUCCOLO POR ENTREPOSTO (tecidos) www.entreposto.com.br

RENATA MCCARTNEY POR MANTRA (objetos decoração) www.renatamccartneyhome.com.br

REVISTA MOBILE (revista mobiliário) www.facebook.com/mobilerevista

REVISTA PLOT (revista internacional arquitetura) www.revistaplot.com

REVISTA PROJETO (revista arquitetura) www.arcoweb.com.br/projetodesign

RICARDO RANGEL (design industrial) www.ricardorangel.com.br

RIVERA MOVEIS (móveis corporativos) www.riveramoveis.com.br 

ROMETAL (móveis e divisórias) www.rometalcomponentes.com.br

SAMSUNG (eletrodomésticos e Tv´s) www.samsung.com/br

SAN GERMAN (mobiliário) www.sangerman.com.br

SCHUSTER MOVEIS & DESIGN (mobiliário) www.moveis-schuster.com.br

SEBRAE (cursos e treinamentos) www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

SERGIO J MATOS (mobiliário) www.sergiojmatos.com

SHAW CONTRACT (tapetes) www.shawcontract.com

SINDMÓVEIS (incentivo à indústria moveleira) www.sindmoveis.com.br

SOLLOS (mobiliário) www.sollos.ind.br

STEEL FORMA (mobiliário) www.steelforma.com.br

STUDIO LOPOMO (arte contemporânea) www.studiolopomo.com.br

STUDIO MARTA MANENTE POR STAR MOBILE (mobiliário) www.starmobileestofados.com.br

STUDIO MENIN ARQUITETURA + DESIGN (design corporativo) www.studiomenin.com

STUDIO POLI (Studio High) www.sindmoveis.com.br

SUMMIT-PROMO (marketing e organização de eventos) www.summit-promo.com.br

SUVINIL (tintas) www.suvinil.com.br

TAMTUM (tecidos especiais) www.tamtum.com

TECER (tapetes) www.tecertapetes.com.br

TIDELLI (móveis fibra) www.tidelli.com.br

TORCETEX (fibras e tramas) www.torcetex.com.br

TRAPOS E FIAPOS (tapetes) www.traposefiapos.com.br

UNUE ESTOFADOS (estofados) www.markaestofados.com.b

VASOS DA TERRA (produtos para paisagismo) www.vasosdaterra.com.br

VESCOM DO BRASIL (revestimentos) www.vescom.com

VIA HG TURISMO (agência de turismo) www.viahg.com.br

VIALIGHT (luminárias) www.vialight.com.br

YORK WALLCOVERINGS (papel de parede e tecidos) www.yorkwall.com