Há algum tempo os quartos infantis deixaram de ser o clássico rosa e azul com apenas um berço, uma cômoda e uma cadeira para amamentação. Com pais cada vez mais antenados, não só em decorações, mas em psicopedagogia e no lifestyle, o quarto das crianças tem ganhado personalidade e uma decoração cada vez mais criativa.

O ano de 2017 chegou com essa tendência, trazendo mais ousadia para os pais e um quarto com muito mais detalhes bem planejados, o que transforma o lugar em um cantinho muito mais aconchegante para os pequenos. Ainda usamos sim o azul e rosa, mas cada vez mais os quartos infantis têm estado mais charmosos e com características peculiares, sendo um dos lugares mais diferentes e bonitos da casa.

Quarto Infantil: Tendência nos Detalhes

Os quartos infantis estão com cada vez mais detalhes na decoração, compondo um resultado incrível depois de pronto. As combinações são diversas e não tem como errar!

Móveis Coloridos

Normalmente, em quartos infantis, os móveis mais procurados eram os em tons claros, mas as peças colorida chegaram com tudo ganhando destaque não só no quarto do bebê como em toda a casa. Com a intenção de abandonar a monotonia, muitos projetos de decoração têm apostado em berços e cômodas coloridas, compondo o visual junto com alguns outros detalhes.

Nichos

Com cômodas menores, o legal é aproveitar os espaços nas paredes. As prateleiras sempre estiveram presentes nos quartos infantis, mas o que está no auge são os nichos. Eles podem ter qualquer formato, quadrados, retângulos, redondos e até hexágonos; e também qualquer cor ou estampa combinando com o quarto.

Nichos

Papel de Parede e Texturas

Os papeis de parede dão um ar pessoal para o quarto da criança, além de ter o poder de deixar o quarto mais lúdico e infantil com a cara do pequeno. A estampa deve combinar com o resto da decoração do quarto, fazendo parte do tema escolhido. As texturas também fazem parte do quarto dos novos integrantes da casa e podem ser feitas com gesso, tecidos, adesivos e até com MDF.

papel de parede infantil marvel

Iluminação Indireta

A iluminação indireta no quarto do bebê deixa um ambiente pronto para descanso e facilita na hora do mama. Você pode optar por abajures, luzes de LED nos móveis ou até em arandelas.

Quartos Infantis Montessorianos

Focado na ideia montessoriana que o centro de aprendizagem é a criança, encontramos móveis baixinhos, com a intenção de ajudar a criança a ter autonomia no aprendizado e desenvolvimento, fazendo-a desenvolver autoconfiança e maturidade com a segurança de um quarto infantil. Ou seja, um quarto montessoriano é para o pequeno e não para o adulto. Para quem já montou o quarto e quer apostar nessa tendência, pode começar substituindo o berço ou a cama de tamanho normal pela cama montessoriana, que pode ser usada desde pequeno até quando estiver maior. A ideia é deixar a criança explorar, deixando móveis e objetos ao seu alcance, e excluir a monotonia. Os móveis montessorianos possuem pontas arredondadas e fácil acesso dos objetos colocados, excluindo as gavetas e grandes quantidades de coisas colocadas. Para a decoração, os detalhes escolhidos são aqueles que estimulam a criatividade da criança, desde as paredes e o chão, até os pequenos detalhes como livros e brinquedos diferentes.

móvel montessoriano

Quartos Infantis Atemporais

Montar um quarto que dura a infância toda nem sempre é fácil. Apostar em móveis que se adaptam ao crescimento da criança é uma das tendências que encontramos nos quartos infantis até dos famosos. Essa tendência é prática porque mantém o quarto atual, o que ajuda os pais a não se preocuparem com essa transição mais pra frente. Esse estilo tem sido cada vez mais comum por ser mais econômico, pois descarta o consumo desnecessário e pode-se investir em móveis de melhor qualidade e durabilidade.

Nas cores, apostar em cores neutras é a melhor opção, para caber tanto para o baby como para os maiores. Os berços que viram camas ou até as camas de casinha baixas usados no método montessoriano são ótimas escolhas para manter o quarto atemporal.

Quartos Infantis Minimalistas

O minimalismo está como tendência em todos os lugares, até no estilo de vida. Por conta disso, no quarto dos pequenos não há como ser diferente. O minimalismo pode ajudar a definir a função dos móveis no ambiente, além de não provocar agitação na criança. Para um quarto mais acolhedor e lúdico, procure manter bichinhos e almofadas macias. O minimalista traz a ideia do “menos é mais”, busca trazer conforto e tranquilidade para o bebê e evitar ansiedades e agitações desnecessárias.

A organização é a base do quarto minimalista, cada objeto em seu lugar sempre e sem excessos nos detalhes. A primeira coisa a fazer é selecionar os objetos funcionais e que trazem bem-estar e tirar tudo que não estiver nessa seleção, já que o minimalismo prioriza superfícies sem muitos objetos, com aquele toque mais “clean”. Uma boa forma de começar a montar o quarto minimalista é pensar que a cama é o foco do quarto inteiro com apenas um objeto de apoio, como uma cabeceira ou algum objeto na decoração.

Fonte Imagens: Casatema Móveis Infantis Montessorianos